segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Começando pelo básico: Documentos pessoais

Oi gente!!! Boa noite! Como está o finzinho de feriado de vcs???

Passei o dia com a minha família (mãe, irmã, tia, prima e namorado) e foi divertido! Comidinha gostosa... Tô me despedindo da gula pois decidi que dessa vez vou mesmo emagrecer... Mas, enfim, resolvi também aproveitar o meu restinho de dia pra escrever algo aqui!

Bem, pra vcs verem o tamanho da minha enrolação na vida, tenho que resolver problemas dos meus documentos... Isso mesmo...

1) Identidade: Preciso tirar uma segunda via pois a minha assinatura já mudou bastante nos ultimos 12 anos, além de que eu também mudei, vamos combinar, né?! rsrs

2) CNH: Além de ter sido assaltada há uns 4 anos e ter perdido a minha CNH nessa situação, a mesma já tá vencida desde outubro de 2006, ou seja, 3 anos. Já até paguei o DUDA mas ainda não fiz o exame médico... Por puro desleixo, pois nem caro é... Eu sou uma idiota mesmo... Sempre faço isso... vou deixando as coisas inacabadas pelo caminho da minha vida... Bom, mas vou mudar isso, em breve!!!

3) Título de Eleitor: É esse se extraviou na minha mudança (já faz 8 anos que me mudei)... Ele e mais uns documentos... E como é possível votar com qualquer documento oficial que tenha foto (Identidade, Carteira de Trabalho, etc...) eu nunca tirei uma segunda via. Acontece que, quando tirei o Título, eu ainda morava no Grajaú e por isso eu ainda voto lá, mesmo morando no Engenho Novo e tendo local de votação AO LADO DA MINHA HUMILDE RESIDÊNCIA!!! Isso mesmo minha gente! Por preguiça ou sei lá o quê, eu nunca mudei meu local de votação, emboa isso fosse me trazer muito mais comodidade!

Sendo assim, decidi que AINDA ESSA SEMANA VOU RESOLVER TUDO ISSO!

Se mais alguém estiver na mesma situação que eu, vou dar o exemplo e o "Mapa da Mina" pra resolver esses probleminhas básicos:

1) IDENTIDADE - Pedir Segunda Via: Pra quem está no RJ, basta entrar no site do Detran/RJ (www.detran.rj.gov.br) e tem um link pra Identificação Civil, onde existe um formulário pra solicitação do documento. Após preencher, é preciso comparecer à um dos postos (é possível escolher onde voçê que ir) pra tirar a foto e retirar o documento!

2) CNH - Renovação:


Documentação


1 - (para quem tem CNH com foto, emitida no Estado do Rio de Janeiro)

Original do documento de identificação;
Original da CNH vencida;
Original do Duda pago;
Se o motorista mudou de endereço recentemente, terá de levar cópia do comprovante de residência ou fazer declaração sobre a mudança.
Documento de comprovação de trabalho, opcional, para definir região do exame.

OBS.:
1 - Se o usuário quiser alterar qualquer dado em seu cadastro, terá de apresentar original e cópia do documento com a nova informação.

2 - Os motoristas que possuem CNH com foto, mas que nela não conste o número do CPF, terão que levar uma cópia deste documento.

2 - (para quem tem CNH sem foto ou emitida em outro estado da federação)

Original e cópia do documento de identificação;
Original e cópia do CPF;
Original e cópia do comprovante de residência ou fazer declaração de residência;
Original do Duda pago;
Original e cópia da Carteira de Habilitação.

OBS.:
1 - Se o usuário quiser alterar qualquer dado em seu cadastro, terá de apresentar original e cópia do documento com a nova informação.
2 - As carteiras emitidas em outro estado devem fazer a averbação no Rio de Janeiro. Para saber como proceder clique aqui



Exames


Exame médico.

O condutor com exame de aptidão física e mental vencido há mais de cinco anos, contados a partir da data de validade, deverá submeter-se ao Curso de Atualização para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

Prova de atualização (somente para motoristas que tiraram a Primeira Habilitação antes de 21 de janeiro de 1998).

OBS.: O exame médico é cobrado pela clínica credenciada.


Taxa de Serviço



Valor (Duda): R$ 81,92 + taxa bancária.

OBS 1: Se o usuário pagar o Duda em dinheiro, o serviço só poderá ser agendado em 24 horas. Se for em cheque, somente seis dias depois. Esses são os prazos para que o banco informe ao Detran-RJ sobre os pagamentos.

OBS 2: De acordo com a Lei Estadual 4.573, de 11 de junho de 2005, idosos, a partir de 65 anos, estão isentos do pagamento da taxa.


Taxa de Reexame

Somente para motoristas que tiraram Primeira Habilitação antes de 21 de janeiro de 1998 e não obtiveram aprovação em prova de atualização, na primeira tentativa)

Valor (Duda): R$ 81,92 + taxa bancária

OBS.: Se o usuário pagar o Duda em dinheiro, o serviço só poderá ser agendado em 24 horas. Se for em cheque, somente seis dias depois. Esses são os prazos para que o banco informe ao Detran-RJ sobre os pagamentos.


Procedimentos


Postos do Rio, Grande Rio e interior:

1) Motoristas habilitados depois de 21 de janeiro de 1998

Pagar a taxa de serviço.
Agendar a entrega da documentação num dos postos. O agendamento pode ser feito no Portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento: 0800-0204041 (serviço gratuito somente para o interior, de segunda a sexta-feira, das 8h até às 20h) ou 3460-4040 / 3460-4041 (de segunda a sexta das 8h às 20h).
Comparecer ao posto no dia marcado, com a documentação necessária.
O candidato receberá o nome da clínica credenciada da região onde se encontra sua residência ou domicílio, com o respectivo endereço, telefone e horário de funcionamento, anotados no verso do formulário de exames. A clínica será indicada eletronicamente pelo sistema informatizado. Será facultada a opção pela região onde o candidato exerça, comprovadamente, suas atividades profissionais, e para tanto deverá apresentar Carteira de Trabalho, contracheque, declaração do empregador ou equivalente.
Na clínica, o candidato deverá pagar uma taxa pelo exame médico.


3) TÍTULO DE ELEITOR - Pedir Segunda Via: Basta comparecer ao cartório eleitoral mais próximo da sua residência (basta consultar no site, pelo seu CEP: www.tse.jus.gov.br) levando identidade, CPF e comprovante de residência para solicitar a segunda via e a troca do local de votação! Também é mt fácil né!

Fui boba por mt tempo mas agora tô ficando espertinha!!! hahaha

Bjus pra vcs, boa noite e uma semana incrível!!!

Um comentário: